Tweet

Pesquisar este blog

28/12/2009

Ulrich luta contra zumbido no ouvido

Segundo matéria publicada pela CNN, o baterista do Metallica, Lars Ulrich, luta contra um zumbido em seus ouvidos, ocasionado pelos anos expostos ao som alto dos shows da banda.

"Eu tenho tocado rock alto por boa parte dos últimos 35 anos", disse Ulrich, 46 anos. "Eu nunca costumava tocar com nenhum tipo de proteção."

No início de sua carreira, sem proteção para seus ouvidos, o som alto começou a seguir Ulrich fora dos palcos. "É este ruído constante nos ouvidos", disse Ulrich. "Ele meio que nunca vai embora. Ele simplesmente nunca para."

No começo, Ulrich disse que o zumbido em seus ouvidos era quase imperceptível. Ele disse que o problema piorou durante a turnê de 1988, estranhamente enquanto ele dormia.

"Eu cairia no sono frequentemente com a televisão ligada, e eu acordava no meio da noite para ir e desligar a TV", disse Ulrich. "Exceto que ela não estava realmente ligada. Quando eu percebi que estava fazendo isso com frequência, se levantando para desligar a TV que não estava nem ligada para começo de conversa, eu percebi que talvez eu tivesse alguma coisa."

Segundo Norma Mraz, uma médica em Atlanta, Georgia, "a causa mais usualmente reportada é exposição a barulho, níveis excessivos de barulho. Isso pode ser de máquinários, brinquedos de crianças, iPods. Coisas que as pessoas se expõem repetidamente e não tomam as devidas precauções para proteger suas audições."

Como começou a sofrer de perda de audição e ouvir zumbido em início de sua carreira, Ulrich se protegeu com protetores auriculares enquanto toca. Embora ainda sofra desse problema, ele afirma que seu estado poderia ser bem pior, e com o passar dos anos, ele aprendeu a tolera-lo.

Ulrich afirma ainda estar preocupado com os jovens, a chamada geração iPod, que ouve música alta, e pode não ser tão atenta quanto a proteger seus ouvidos.

"Se você faz um arranhão em seu nariz, em uma semana terá passado", disse Ulrich. "Quando você arranha ou machuca sua audição, ela não volta. Eu tento alertar as crianças mais novas... Quando sua audição se vai, ela se foi, e não há cura."

A matéria completa, em inglês, pode ser lida clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário